Marquesa

Uma marquesa de massagem trará relaxamento à sua vida

Se quiser desfrutar, sem sair de casa, da sensação agradável que experimenta depois de receber uma massagem relaxante, ou mesmo se quiser que alguém o ajude, através de uma massagem, a esquecer tensões musculares e dores de cabeça e costas acumuladas ao longo de um dia de trabalho, vai precisar de uma marquesa de massagem profissional, como os modelos que pode encontrar na nossa loja online. Abaixo, indicamos os principais pontos que deve ter em consideração para escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

As marquesas de massagem portáteis são flexíveis e estáveis

Uma marquesa de massagem terapêutica portátil pode ser dobrada e desdobrada em muito pouco tempo e com muito poucas manobras. A sua estrutura dobrável permite que a marquesa seja recolhida, ocupando muito pouco espaço, além de tê-la pronta para uso imediato, sempre que precisar de uma massagem ou precisar de utilizar a marquesa com um dos seus pacientes. Estes modelos de marquesas portáteis suportam um peso máximo de 25 kg, que deve respeitar para poder continuar a utilizá-la em diversas ocasiões. Sempre que precisar de a transportar, a capa que receberá incluída na sua compra será de grande ajuda. Numa marquesa de qualidade, ambas as características, flexibilidade e estabilidade, são compatíveis e mantidas cada vez que utiliza a marquesa, graças a uma estrutura consistente, bem como um suporte antiderrapante revestido de borracha e uma resistente dobradiça na zona central. Os reforços transversais e os cintos de ajuste diagonais aumentam o grau de estabilidade da marquesa e evitam rangidos irritantes, mesmo quando está sob maior tensão. O peso máximo suportado por uma marquesa de massagem terapêutica numa consulta médica não deve exceder os 250 kg, garantindo assim a durabilidade e estabilidade da marquesa.

Bem-estar para quem dá e para quem recebe a massagem

Pode escolher entre diferentes opções de dimensões em termos de comprimento e de largura, para garantir que quem recebe a massagem tem espaço suficiente para se deitar confortavelmente com os braços apoiados ao lado do corpo. Por outro lado, do ponto de vista do massagista, será importante ter em conta as dimensões do espaço em que a marquesa vai ser utilizada totalmente desdobrada, para garantir que é escolhido um modelo que tenha um número suficiente de pegas para oferecer a liberdade de movimentos necessária naquela sala específica. As marquesas da melhor qualidade são ajustáveis em múltiplos aspetos, o que permite que sejam ajustadas de acordo com as necessidades particulares de cada utilizador e de cada utilização. Em qualquer caso, as partes superior e inferior devem ser montadas independentemente. Acessórios como suportes ou almofadas cervicais podem tornar a massagem uma experiência ainda mais agradável, pois as peças necessárias neste caso devem ser fixadas e ajustadas individualmente na marquesa. A utilização de uma pequena almofada tem certas vantagens em relação aos modelos com orifício na zona craniana do banco de massagem, deixando toda a superfície do rosto do paciente descoberta durante a sessão de massagem, permitindo-lhe continuar a respirar sem qualquer dificuldade. A almofada deve ser o mais plana possível para evitar que o paciente sinta dor cervical durante a sessão de massagem.

Estofo e capas de marquesas para garantir a higiene da marquesa de massagem

Durante as sessões de massagem de longa duração, um estofo macio a cobrir a superfície de apoio da marquesa faz uma grande diferença em relação aos modelos que não o possuem. Os especialistas recomendam uma espessura mínima de 4 cm para o estofo da marquesa, o que vai permitir que o paciente permaneça confortavelmente deitado durante a sessão de massagem. É necessária especial atenção aos contornos e costuras da marquesa, que deve apresentar um acabamento de boa qualidade. Obviamente, a higiene também é um fator determinante na sensação de bem-estar do paciente. Para garantir uma higiene perfeita, recomendamos o uso de capas amovíveis, feitas de materiais dermatologicamente testados, pelo que são altamente recomendáveis materiais como o poliuretano ou o revestimento de poliuretano. A pele sintética também é um dos materiais indicados, desde que não tenha nenhum material adesivo nem tenha sido exposta ao contacto com gases nocivos. Outro fator que contribui para a higiene da sala onde são realizadas as massagens é a utilização de capas feitas de materiais impermeáveis e repelentes contra substâncias oleosas. Da mesma forma, a pele autêntica também é indicada como material para confeção das capas, graças ao seu toque macio e fino, que confere sensação de suavidade e bem-estar em contacto com a pele do paciente. A pele do paciente terá um aspeto particularmente bem cuidado em contacto com este material, o que o torna apropriado para a prática da massagem profissional ou privada.

Cuidados e manutenção da marquesa de massagem

Para limpar o seu banco de massagem após cada utilização, utilize água quente. Para desinfeção existem sprays especiais que são aplicados diretamente na capa da sua marquesa. A nossa recomendação: deixe a mesa de massagem secar completamente antes de a dobrar e colocar na sua bolsa, caso contrário, poderão formar-se vincos antiestéticos na capa. Aproximadamente todos os seis meses, é aconselhável verificar o estado dos parafusos e das porcas de ajuste da altura da marquesa nas bases das pernas e nos suportes das peças dobráveis, para garantir uma ótima estabilidade. Se a marquesa for utilizada regularmente, pode ser necessário ajustá-la com a ajuda de uma chave de fendas. Se alguma peça da sua marquesa quebrar, na maioria dos casos pode substituí-la por uma peça de reposição que pode comprar diretamente na Tectake, como fabricante do produto.

As técnicas de massagem mais populares

O seu banco de massagem é adequado para várias técnicas de massagem, entre as quais, apresentamos abaixo as mais populares: a técnica mais difundida é a massagem sueca, que pode ser uma massagem total ou parcial, referindo-se, em qualquer caso, a uma técnica de massagem clássica, através da combinação de amassamentos e movimentos muito mais suaves que irão relaxar as tensões musculares presentes antes da sessão de massagem. Os óleos aromáticos utilizados durante as sessões de massagem intensificam a sensação de bem-estar. A massagem tailandesa, também chamada de massagem Nuat Phaen Boran, consiste em alongamentos corporais que aplicados pela massagista. Há também um tipo de massagem que é realizada exercendo pressão de forma localizada e que se assemelha muito a práticas de acupuntura de pressão, juntamente com a manipulação suave das articulações; neste tipo de técnica de massagem, o profissional deve exercer pressão nos cotovelos e nos pés. Também no caso da técnica japonesa de massagem Shiatsu, o massagista exerce mais pressão através do próprio peso corporal do que através da força muscular. Quem domina as técnicas de massagem terapêutica que são aplicadas na medicina tradicional chinesa conhece as vias de transmissão de energia que um massagista versado nestas técnicas irá utilizar. As técnicas originais do Havai são conhecidas sob o nome de Lomi Lomi Nui. Esta é uma técnica de massagem muito especial e eficaz para resolver e eliminar bloqueios físicos e psicológicos, em que o terapeuta utiliza toda a superfície da parte do braço entre o cotovelo e o punho, incluindo ambas as articulações. Existem também muitas outras técnicas de massagem, nas quais, por exemplo, são aplicadas pedras quentes, sacos de ervas medicinais ou substâncias esfoliantes não agressivas.

A marquesa de massagem como poltrona para uma maior sensação de bem-estar

Quer receba os pacientes no seu próprio consultório, os visite em casa ou mesmo sem ser um profissional desta área e tendo a sua própria marquesa instalada na sua casa para uso privado, as vantagens de qualquer banco de massagem, seja como recetor ou como praticante, consistirão invariavelmente num contacto que proporciona relaxamento muscular. Desfrute de qualquer uma das técnicas desta prática terapêutica centenária, através de diferentes técnicas de alongamento ou amassamento.