O que é a radiação infravermelha?
Os raios de sol viajam milhões de quilómetros pelo espaço frio e, mesmo assim, conseguem aquecer-nos. A razão para este fenómeno são as ondas eletromagnéticas.
Ao contrário das ondas curtas, estas ondas vão libertar energia que percebemos como calor graças à sua oscilação molecular. Ondas deste tipo, como por exemplo os raios X, emitem ondas infravermelhas que afetam as pessoas de forma positiva. As ondas infravermelhas emitem calor natural.
Uma diferença subtil: Ao contrário dos radiadores convencionais, estes não aquecem o ar, apenas as paredes. Estas conservam o calor mais tempo do que o ar e aquecem-no pouco a pouco. A parede mantém-se seca, evitando o aparecimento de humidade ou mofo.
Informação para escolher o tamanho certo:
Para escolher o tamanho dos aquecedores por infravermelhos, não se utiliza o volume da divisão, mas a superfície a aquecer que, por norma, são as 4 paredes, o piso e o teto. Para facilitar os cálculos, este limita-se à superfície, ou seja, ao tamanho da divisão. Para isso, necessita da largura e do comprimento da divisão. Se, por exemplo, a divisão medir 6 m x 5 m, dá-nos uma superfície de 30 m2. Temos agora de multiplicar esta superfície com uma potência necessária de 75 watts por m2 (paredes até 2,60 m de altura). Isto corresponde a 30 m2x75 watts/m2=2250 watts
Deste modo, necessitaríamos de uma potência de aquecimento de 2250 watts. Isto consegue-se escolhendo, por exemplo, 2 aquecedores de 900 watts e 1 de 450 watts (2250 watts) ou 2 aquecedores de 1200 watts (2400 watts).
A escolha de uma potência em watts superior não produz um maior consumo de energia, pelo contrário, o aquecimento acelera, fazendo com que os aquecedores se desliguem mais cedo.
Lembre-se de que o cálculo efetuado com uma potência de 75 watts/m2 é válido para uma altura interior máxima de 2,60 m. Se os tetos forem mais altos, deve aumentar a potência em 5 watts por cada 5 cm. Em caso de pé direito de 3 m, seriam mais 40 watts. Teríamos assim um multiplicador de potência de 115 watts/m2. Se multiplicarmos este valor pela superfície de 30 m2 do exemplo anterior, o seu cálculo seria: 30 m2x115 watts/m2=3450 watts
Pode agora escolher os aquecedores correspondentes consoante a forma da divisão. Uma divisão em forma de L precisaria de, pelo menos, dois aquecedores para que a radiação atinja todas as paredes. Utilizando uma lanterna a partir de um canto da divisão, pode comprovar de forma pertinente, uma vez que não vai conseguir iluminar todas as paredes. A luz é uma radiação que funciona da mesma forma que a radiação infravermelha. Poderá verificar que, utilizando uma segunda lanterna, consegue iluminar todas as paredes.
Além disso, deve ter em conta que o raio efetivo é de 3,50 m. A luz de uma lanterna perde intensidade com o afastamento do objeto a iluminar. O mesmo acontece com a radiação infravermelha. A 3-4 metros, a radiação perde intensidade, o que faz com que o aquecedor precise de mais tempo para aquecer a divisão.
Em divisões com muita humidade, como casas de banho, deve multiplicar a potência necessária por dois. Deste modo, pode desfrutar do banho como se estivesse na praia. Vai conseguir não sentir frio mesmo que a sua pele esteja molhada. Esta é uma vantagem da radiação infravermelha.