Conjuntos de rattan

Móveis de rotim que proporcionam grande estabilidade e resistência

Todos nós gostamos de poder relaxar numa bela casa depois de concluir as nossas tarefas para podermos desligar do stresse da vida do dia a dia no meio da natureza. Os afortunados que dispõem do seu próprio terraço ou jardim poderão desfrutar do seu oásis de relaxamento privado e dos seus móveis e acessórios característicos. Temos para si uma ampla seleção de móveis de jardim, incluindo móveis de rotim. Enquanto o rotim natural é adequado para espaços interiores, o rotim sintético é especialmente adequado para mobilar espaços exteriores, sejam poltronas, mesas, bancos ou um dos nossos conjuntos completos de rotim, todos com inúmeras vantagens: oferecem longa durabilidade e resistência às intempéries e são de limpeza fácil e manutenção simples, além de serem perfeitamente combináveis com qualquer estilo de decoração. O mobiliário de rotim para jardim, com as suas almofadas coloridas, cria um estilo fresco e acolhedor para o seu jardim. A seguir, oferecemos algumas recomendações sobre este tipo de material e o seus cuidados.

Características do mobiliário de rotim

A maioria dos móveis modernos de rotim são feitos de rotim sintético. Trata-se de um tipo de fibra sintética de alta qualidade graças à forma como é tecida no processo de fabrico deste tipo de móveis. Na verdade, trata-se de rotim de polietileno, que é um material químico, composto por fibras altamente resistentes ao rasgo que permitem uma área de superfície mínima de apenas alguns milímetros para suportar uma carga de 10 kg. A resistência das fibras dependerá da qualidade do material utilizado. Os móveis de preço mais económico oferecem maior durabilidade, enquanto que os de fibras de alta qualidade e de marcas reconhecidas possuem maior grau de elasticidade e elevada proteção contra a radiação UV. De qualquer forma, é um material que oferece pouca proteção contra a humidade e não é impermeável. Existem principalmente dois tipos diferentes de estrutura de rotim: de estrutura arredondada e de estrutura plana. Em ambos os casos é um material reciclável que respeita o meio ambiente. Existem peças de móveis de rotim sintético para todos os bolsos e estilos decorativos, encaixam-se inclusive tanto no jardim como em espaços interiores. Quer seja uma cadeira, uma poltrona, um sofá ou um conjunto de mobiliário, a nossa oferta é tão ampla que conseguirá corresponder às expectativas da maioria dos nossos clientes. A combinação de almofadas em diferentes tonalidades da mesma cor ou contrastes de cores consegue um estilo original para a decoração dos seus móveis de rotim sintético em elegantes tons de terra e cáqui.

Cuidados a ter com mobiliário de jardim de rotim sintético

As cadeiras, mesas, poltronas, espreguiçadeiras e conjuntos de rotim sintético embelezam qualquer jardim ou terraço. Mas para aproveitá-los durante mais tempo, precisa de ter alguns cuidados, utilizando, por exemplo, produtos de cuidados com a pele, que podem ser aplicados em pequenas quantidades com a ajuda de um pulverizador diretamente nos móveis. Em seguida, espalhe-os esfregando levemente com um pano seco, o que dará mais maciez, flexibilidade e durabilidade ao seu móvel. A aplicação deste tipo de produtos não deve ser muito frequente, para evitar que o material adote uma estrutura porosa. Se os seus móveis fazem parte da decoração do seu jardim ou outro espaço exterior, deve cobri-los com uma capa que os proteja da humidade. Se dispuser de um abrigo ou de uma arrecadação, é recomendável que recolha e guarde os seus móveis durante o inverno. É aconselhável limpar cuidadosamente os móveis duas vezes por ano, aplicando um óleo especial para rotim com um pano, que pode ser complementado com verniz para rotim. Certifique-se, no entanto, de que limpou devidamente os seus móveis antes de aplicar estes produtos, para evitar que partículas de poeira e sujidade se espalhem juntamente com o óleo e o verniz.

Durabilidade dos móveis de rotim sintético

Depende principalmente de onde se encontram localizados e de como são protegidos das intempéries. Se não forem expostos diretamente aos raios solares, podem atingir uma durabilidade média entre seis e oito anos. A sua resistência depende da qualidade das fibras. A sua durabilidade pode ser aumentada se o móvel for armazenado num local seco durante o inverno, o que lhe garantirá entre dez a quinze anos de vida. Juntamente com a ausência de sujidade, não os expondo diretamente à radiação solar e às mudanças de temperatura, a utilização de capas de proteção e a sua recolha e armazenamento na arrecadação ou no abrigo garantirão uma vida útil mais longa aos seus móveis de rotim sintético.

Limpeza dos seus móveis de rotim sintético

O tipo de limpeza vai variar consoante o tipo de clima a que os seus móveis estão expostos. Para remover pequenas partículas de sujidade, basta utilizar uma escova macia e a aplicação de um pouco de detergente desinfetante com um pano húmido. Se for um grau de sujidade maior, é preferível utilizar um sabão específico para limpeza de rotim, que permitirá remover a sujidade sem danificar o próprio material. Evite utilizar escovas de aço que podem danificar o material. Para retirar o detergente, aplique água com uma mangueira e, por fim, seque o rotim com um pano seco. Também pode realizar facilmente uma limpeza completa aplicando um produto especial para material sintético entrançado: aplique uma pequena quantidade de produto com uma esponja húmida e depois enxague com água. Como método alternativo de aplicação, pode pulverizar o produto diretamente no móvel, deixar agir durante alguns segundos e enxaguar com bastante água.

Principais características do mobiliário de rotim sintético

Existem vários fatores a considerar antes de decidir que mobília comprar. Um sofá, uma poltrona grande, uma espreguiçadeira ou um conjunto de rotim sintético são peças que requerem muito espaço, sendo aconselhável adquirir um conjunto de rotim de grandes dimensões e muito completo, pois, geralmente, uma cadeira e quatro cadeiras não são suficientes. Nem mesmo nos modelos de melhor qualidade existe uma garantia de compra indefinida contra a deterioração devido à exposição ao sol e a descoloração causada pelo seu uso ao longo dos anos é habitual. Antes de comprar os seus móveis, informe-se sobre o tipo de fibras com as quais foram feitos os móveis. Tenha em consideração o tipo de revestimento do próprio material, certificando-se de que seja um revestimento protetor que torna o material resistente à carga de peso prevista. Não é impermeável, por isso, deve ser protegido contra à chuva ou qualquer forma de humidade. De extrema importância é também o tipo de elementos de ligação da estrutura dos diferentes móveis, como cavilhas, parafusos ou buchas. No caso de pregos de ferro, é provável que enferrujem com o tempo, por conseguinte, devem ser descartados os modelos que os incluam.