Raspador para gatos

Árvore arranhador de gatos: a principal peça de mobiliário para donos de gatos

Mesmo que o seu animal de estimação seja como um pequeno brinquedo fofinho cujo ronronar é quase impercetível acusticamente, não deixa de ser um pequeno predador. É por isso que adoram afiar as suas garras e tê-las prontas para caçar as suas presas, mesmo quando tudo o que conseguem agarrar são novelos de lã e ratos de brinquedo. E para evitar que seu gatinho tenha a brilhante ideia de afiar as garras nos seus móveis mais preciosos, a sua melhor aposta é comprar um arranhador de qualidade. De seguida, recomendamos-lhe as características que deve ter em consideração para escolher a melhor árvore arranhador para o seu gato.

Material e equipamento da sua árvore arranhador

Escolha uma árvore arranhador feita de materiais naturais, como sisal ou madeira, pois os gatos não só trepam para a árvore, como também adoram ronronar e mover-se em torno dela. Os modelos com capa amovível e lavável são especialmente práticos, caso seja necessário transferir o seu animal de estimação para um local diferente daquele que costuma ocupar. Os modelos mais completos são aqueles que possuem frinchas, buracos, covas e superfícies de apoio. Naturalmente, a largura do tronco também é importante. Os troncos extremamente grossos fornecem suporte e estabilidade máxima.

As árvores arranhadores para gatos com tubos incorporados, covas, frinchas e plataformas para descansar são particularmente populares. São utilizadas não só para afiar as garras, mas também para esconder-se, dormir e brincar. E para estes últimos existem também diferentes elementos lúdicos mais pequenos, que não devem ser subestimados em termos de valor de entretenimento para os gatos. No entanto, especialmente no caso das árvores arranhadores elaboradamente concebidas, quer ter certeza de que estas incluem instruções de montagem compreensíveis para que a diversão não pare antes mesmo de começar.

Altura e localização da árvore arranhador

As árvores arranhadores de altura baixa e média são as mais adequadas para os gatinhos mais jovens. Os gatinhos aprendem rapidamente a trepar com as árvores arranhadores; a descida já requer um pouco mais de esforço e prática. Para evitar lesões por quedas, não deve poupar dinheiro optando pela compra de uma árvore arranhador alta logo da primeira vez. É melhor deixar para mais tarde. Especialmente se vários gatos (adultos) moram na casa, os modelos até ao teto são a escolha certa: Cada gato vai encontrar o seu lugar aí. Os gatos mais velhos, no entanto, terão mais facilidade para subir e descer uma árvore com escadas. Desta forma, cuidará não apenas das articulações do seu amigo felino, mas também do seu estado de espírito.

A nossa recomendação: os gatos preferem viver onde possam estar na companhia dos seus donos, por isso, é conveniente que escolha um modelo de árvore que possa colocar em sua casa e, se possível, reserve-lhe um lugar no centro da sua sala, para permitir que o seu amigo felino receba o seu novo espaço de bom grado.