Máquinas de gelo

Conselhos para a compra de uma máquina de cubos de gelo

Cocktails deliciosos e outras misturas de bebidas apetitosas não são o mesmo sem os cubos de gelo presentes não apenas nas festas de verão, mas também em qualquer celebração ao longo do ano. Muitas vezes, acontece que o compartimento do congelador do frigorífico não tem espaço suficiente e, muitas vezes, também é necessário dividir o espaço do congelador com outros tipos de produtos que não estão congelados. O enchimento das cuvetes de plástico ou dos sacos de cubos, assim como a extração dos cubos, tem de ser efetuado meticulosamente e, para dizer a verdade, trata-se de um processo que não é realmente higiénico. Os cubos que cabem no congelador não são suficientes para uma comemoração ou festa. Por outro lado, os cubos de gelo industrial que compra em supermercados são muito caros e ainda precisa de os transportar para casa. É por isso que a compra de uma máquina de cubos de gelo é um complemento extraordinário para o seu equipamento de cozinha. Com uma máquina de fazer cubos de gelo, pode obter cubos de gelo perfeitos, todos exatamente do mesmo tamanho, bastando para isso premir um botão e aguardar alguns minutos. Pode até obter cubos de gelo com diferentes formas, além da clássica forma de bloco retangular com 4 cantos.

Como funciona uma máquina de cubos de gelo?

As máquinas de gelo são geralmente eletrodomésticos bastante compactos e relativamente pequenos, considerando o seu serviço. São fornecidas com um depósito de água, além de elementos de arrefecimento e aquecimento, e funcionam através de um motor elétrico. Alguns aparelhos permitem a ligação direta a uma torneira de saída de água, o que pode ser muito útil, principalmente quando devem ser feitas grandes quantidades de cubos com regularidade, como no caso do arrefecimento dos pratos num serviço de buffet. As máquinas de gelo arrefecem a água de dentro para fora. A água percorre os tubos de arrefecimento chegando a congelar completamente para criar cubos de gelo totalmente transparentes. Por outro lado, o processo de congelamento do gelo em congeladores frigoríficos ocorre de forma diferente, o que tem como consequência que os cubos apresentem um aspeto turvo e fissurado. Com uma máquina de gelo, por outro lado, através dos elementos de aquecimento de que dispõe, tanto o esvaziamento como a distribuição dos cubos são geridos de forma perfeita.

De quanto tempo precisa uma máquina de cubos de gelo?

A duração da produção dos cubos pode variar muito consoante a máquina de gelo utilizada. Muitas máquinas oferecem a possibilidade de produzir cubos de gelo de diferentes tamanhos, o que pode influenciar a duração da produção dos cubos em função da quantidade e do seu tamanho. Assim, podemos encontrar máquinas que precisam de apenas alguns minutos para fazer os cubos, por exemplo, 10 minutos para fazer cubos para um par de copos de refrigerante, enquanto a duração para fazer 500 ou 750 g ou quantidades superiores de cubos pode ser de uma hora ou mais. No caso de algumas máquinas, podem ser selecionadas determinadas quantidades de gelo que podem ser preparadas em 24 horas, no caso, por exemplo, de quantidades não superiores a 12 kg. Muitas das máquinas de gelo são fornecidas com uma função de desligamento automático e um visor de seleção de programa, entre muitas outras facilidades.

Com que frequência deve ser limpa uma máquina de cubos de gelo?

As máquinas de gelo, como as restantes máquinas que trabalham com água, devem ser limpas e descalcificadas periodicamente. Antes de preparar os cubos de gelo, a água do depósito de água deve ser mudada, pelo menos uma vez por dia por razões de higiene. Da mesma forma, antes da sua primeira utilização, a máquina de gelo deve ser completamente limpa para evitar que qualquer resíduo da produção seja transferido para o gelo de consumo. Normalmente, os fabricantes oferecem recomendações sobre medidas específicas e frequência a serem tidas em consideração para a limpeza correta das suas máquinas. Como indicações básicas, podemos lembrar que, após cada utilização, o compartimento de distribuição do cubo deve ser seco com um pano seco e é importante que seja um pano macio, para evitar riscos na superfície da máquina, o que causaria a acumulação e proliferação de bactérias.

Como se limpa e descalcifica uma máquina de fazer gelo?

Devido ao facto de existirem muitos modelos diferentes de máquinas de fazer cubos de gelo, é necessário seguir as instruções de limpeza do fabricante para cada caso, que provavelmente encontrará nas instruções de utilização que acompanham a sua máquina e onde poderá obter recomendações sobre as formas de limpeza a colocar em prática, como, por exemplo, sobre a utilização de determinados descalcificantes. Da mesma forma que, de acordo com as instruções do fabricante, podem utilizar-se determinados descalcificantes para limpar as máquinas e devem ser seguidas as suas indicações em termos de dosagem utilizada com o motor em funcionamento. Se o fabricante não apresentar nenhuma objeção a isso nas instruções de utilização, como é o caso de máquinas de café ou outros utensílios de cozinha que requerem o uso de água para o seu funcionamento, é aconselhável limpá-los com vinagre ou suco de limão, especialmente a cada certo período de tempo (algumas semanas, a título indicativo). A periodicidade necessária para a limpeza destas máquinas de gelo depende diretamente do grau de dureza da água utilizada, que, no caso de utilizar água da torneira, depende diretamente de cada uma das companhias de abastecimento de água. Por motivos de higiene, pode utilizar água mineral sem gás.

Conclusão: um fabrico higiénico e prático de cubos de gelo com máquina de gelo que abrange diferentes possibilidades de utilização. As máquinas de gelo são acessórios de cozinha perfeitos para fazer cubos de gelo transparentes do mesmo tamanho. São muito úteis não só para a produção de cubos de gelo para cocktails e outras bebidas, como também para a preparação de vários pratos, por exemplo, em combinação com uma máquina de fazer gelo para a produção de granizados, e de sobremesas diversas ou para refrigeração de diferentes pratos num buffet, sendo especialmente prático, higiénico e recomendado fazer a quantidade exata de cubos que serão consumidos. Sem esquecer que uma máquina de cubos de gelo vai permitir-lhe ser uma anfitriã excecional e poder oferecer aos seus convidados bebidas com gelo em todos os momentos.