Móveis de rattan

Móveis de rotim sintético para transformar o seu jardim numa sala de estar cheia de estilo

Quando brilha o sol e as temperaturas sobem, o seu terraço torna-se num verdadeiro jardim ao ar livre, pois o mobiliário de rotim sintético de estilo casual convida-o a desfrutar dele durante horas, proporcionando o cenário perfeito para as suas reuniões de família e amigos. A seguir, oferecemos algumas recomendações sobre os aspetos que deve ter em consideração antes de comprar os seus móveis.

Rotim natural ou rotim sintético?

O rotim é uma fibra natural, derivada da planta de rotim de origem asiática. Os móveis deste tipo de material impregnam o seu jardim ou a divisão onde os colocar com uma atmosfera colonial, oferecendo uma originalidade discreta e um belo design. Por um lado, o mobiliário de rotim natural é muito leve e estável, por outro, é um material vulnerável à humidade, pelo que os conjuntos de rotim devem ser sempre protegidos de danos causados pela chuva e outras intempéries.

Por outro lado, uma grande vantagem dos móveis de rotim sintético é que não apresentam essa vulnerabilidade, o que não impede que preservem a aparência física dos móveis de rotim natural. São inúmeras as vantagens que o rotim sintético tem sobre o vime: o polietileno é um material que requer apenas manutenção simples, é resistente aos efeitos negativos das intempéries, resistente ao frio, durável e, além disso, totalmente reciclável. Tudo isto os torna perfeitos para mobiliar espaços ao ar livre, graças às fibras de polietileno com as quais são fabricados.

Combinação perfeita de móveis de rotim: resistentes e confortáveis

Os móveis de rotim oferecem um elevado nível de conforto, graças à sua suavidade e flexibilidade. Escondida sob a superfície confortável está uma robusta estrutura de alta qualidade resistente à corrosão e revestida de alumínio, que garante uma elevada estabilidade. O material com que são feitos é tecido à mão, tal como são elaborados os móveis de vime no seu correspondente processo de fabrico. Serão utilizadas fibras sintéticas de rotim com estrutura plana ou arredondada, dependendo dos móveis que serão fabricados com um aspeto muito diferenciado entre si.

Existe outra vantagem notável do rotim sintético sobre o rotim natural, que é a possibilidade de colorir as fibras sintéticas durante o próprio processo de fabrico. Na nossa loja online, pode encontrar móveis em várias cores, como antracite, preto ou bege. Graças à sua resistência à exposição à luz solar, os seus móveis não sofrerão descoloração e conservarão a sua cor e forma mesmo sob forte radiação solar. Os móveis de rotim sintético de alta qualidade são altamente resistentes ao vento e às tempestades, graças à sua impermeabilidade à água, para que as gotas de chuva não penetrem na superfície e acabem por pingar para o chão.

Mobiliário de rotim para transformar o seu jardim numa autêntica sala de estar

O estofo que cobre as superfícies de assento dos seus móveis de rotim oferece uma sensação extra de conforto aos móveis, além de criar uma atmosfera casual no seu terraço. Graças às suas capas resistentes e ao material de enchimento do estofo que foi tratado para resistir aos elementos, sobreviverão facilmente às tempestades de verão sem necessidade de serem recolhidos e guardados ao abrigo assim que as primeiras gotas de chuva começarem a cair. Pode escolher entre diferentes modelos de tecido para o estofo, com diferentes cores, padrões e estampados que lhe permitirão criar um ambiente aconchegante no seu jardim ou terraço.

Cuidados e limpeza dos móveis de rotim sintético

Os móveis de rotim sintético são muito comuns em equipamento de restaurantes, embora a procura também esteja a aumentar para mobilar jardins privados. As razões são muito óbvias: são móveis resistentes às mudanças de temperatura e possíveis deformações da sua estrutura original, bem como às baixas temperaturas do inverno, oferecendo um elevado grau de durabilidade. Quando o grau de sujidade é acentuado, o mais eficaz é aplicar diretamente água pulverizada utilizando uma mangueira; para remover pequenas manchas, basta utilizar um pano macio ou uma escova para aplicar o detergente desinfetante.

Especialmente indicados para limpar os seus móveis de rotim sintético são os produtos detergentes específicos para a limpeza de materiais de fibra sintética tecida manualmente. Aplique uma pequena quantidade de detergente diretamente numa esponja e esfregue a superfície do móvel que deseja limpar. Em alternativa, também pode aplicar o produto diretamente no móvel de rotim e deixar atuar durante alguns segundos, antes de enxaguar a superfície de aplicação com bastante água para eliminar qualquer resíduo de detergente. Tomando cuidado especial com os seus móveis, poderá não só remover manchas como as típicas de cremes bronzeadores, gelados ou resíduos de pássaros, como também prolongar consideravelmente a durabilidade dos seus móveis. A aplicação do detergente diretamente na superfície do móvel de rotim sintético oferece um grau extra de proteção contra a radiação solar e as intempéries.

Como proteger os seus móveis durante o inverno

Graças às suas propriedades de extrema resistência contra os efeitos adversos das intempéries, os seus móveis podem permanecer ao ar livre durante todo o ano, embora quem tenha uma arrecadação ou garagem possa armazená-los lá para maior segurança de que estarão perfeitamente protegidos. Aqueles que não dispõem desta opção devem cobri-los completamente com uma cobertura com as dimensões adequadas, de modo a ficarem devidamente protegidos contra a radiação solar e as intempéries.

Peças ou conjuntos individuais a partir dos quais pode escolher o seu novo mobiliário

Dispomos de uma ampla seleção de móveis de rotim sintético modernos e de alta qualidade. Existem poltronas de rotim adequadas para o seu jardim de inverno, disponíveis em tons claros de cores naturais e tons mais escuros de castanho. É comum optar por mobilar espaços integrados em grandes casas com várias peças individuais combinadas, como, por exemplo, duas poltronas, um sofá e uma mesa, que convidam a desfrutar de todo o tipo de reuniões com os seus convidados, tomando um cocktail ou um café gelado ao ar livre nos dias quentes de verão.

Quem se senta regularmente à mesa ao ar livre durante o almoço ou jantar deve ponderar a compra de um conjunto de rotim sintético, incluindo cadeiras e mesas de altura especial, que lhe permitem sentar-se direito e desfrutar confortavelmente de todas as iguarias preparadas na sua churrasqueira. Normalmente, a superfície da mesa é coberta por uma placa de vidro que lhe confere um aspeto muito mais elegante e diferenciado, além de proporcionar uma superfície plana e brilhante como superfície de apoio para a mesa.

Quanto ao seu design, também tem diferentes opções: enquanto os móveis de design mais clássicos costumam ter contornos muito pronunciados, linhas retas e são feitos de fibra de rotim com estrutura plana, existem outros modelos feitos de rotim de fibra resistente com estrutura arredondada.

A nossa recomendação: os primeiros modelos de móveis de rotim eram rígidos, enquanto os modelos mais modernos são muito mais práticos e também existem os dobráveis feitos de fibra sintética de rotim resistente, revestidos com alumínio, aço ou aço inoxidável.

Resumo: Os móveis de rotim sintético têm todas as características dos móveis de vime natural de alta qualidade e também são mais estáveis e resistentes do que estes. Proporcionam uma agradável sensação de bem-estar no seu jardim e convidam-no a relaxar no meio da natureza no seu estofo cómodo e macio.