Elementos de aquecimento por infravermelhos

Sort by
Preço
Categorias
Color
Material

Calor natural graças ao aquecimento por infravermelhos

A sua radiação faz com que estes tipos de aquecedores sejam pequenos sóis que fornecem calor natural e estão ao seu alcance com uma simples rotação do pulso, o que também terá influência na proteção não só das condições ambientais, como também da sua economia.

Modo de funcionamento dos radiadores por infravermelhos

Os aquecedores por infravermelhos funcionam de forma completamente diferente e até oposta aos sistemas de aquecimento tradicionais, seja a gás ou a gasóleo. No caso deste último, o ar frio é aquecido e distribuído por toda a divisão, o que é completamente contrário ao funcionamento dos sistemas de aquecimento por infravermelhos, uma vez que se realiza uma transformação da energia elétrica em raios infravermelhos, o que permite aquecer os elementos sobre os quais se apoiam os aquecedores, como, por exemplo, tetos, pisos e paredes, de onde irradiam o calor de volta para a atmosfera ambiente da divisão. O calor por raios por infravermelhos é bem conhecido e aplicado no campo da medicina, onde são muito eficazes em terapias de relaxamento muscular ou em tratamentos dermatológicos. Também no ramo da veterinária é comum a aplicação deste tipo de radiação por infravermelhos para manter a temperatura corporal dos leitões recém-nascidos. Os modelos mais modernos deste tipo de aquecedores apresentam uma aparência estética que simula uma superfície espelhada ou um painel híbrido, para pendurar na parede da mesma forma que um espelho real ou um quadro. Fornecem calor natural que causa a mesma sensação que os raios do sol na pele.

Vantagens do aquecimento por infravermelhos

Os aquecedores por infravermelhos oferecem uma eficiência muito maior do que os modelos mais recentes disponíveis no mercado para aquecedores a gás ou gasóleo. As suas ondas, na intersecção entre a corrente elétrica e um tecido especial de carbono ou de revestimento de grafite, utilizam 86% da energia disponível para geração de calor, podendo mesmo essa percentagem atingir os 100% nalgumas ocasiões. Isto não corresponde à forma como os sistemas de aquecimento convencionais funcionam, que oferecem uma eficiência energética de apenas 60 a 80 por cento em relação à temperatura corporal. A partir daqui, deduzimos que os aquecedores por infravermelhos contribuem para cuidar do meio ambiente e do seu bolso e são totalmente seguros para residências com instalação de sistemas de alimentação por energias renováveis. Para os aquecedores encastrados, dificilmente serão necessárias intervenções de manutenção, pelo que não será necessária a revisão por parte de um profissional. Outro grupo que mais beneficiará com este tipo de aquecimento são as pessoas que sofrem de algum tipo de alergia, já que não geram poeiras que se espalham pela atmosfera.

Para quem é adequado este sistema de aquecimento?

Quando surgiram os primeiros sistemas de aquecimento convencionais, a sua principal utilização era para aquecer grandes espaços, uma vez que o ar quente é distribuído não só sob o teto da divisão onde estão instalados os aquecedores, como também é recebido diretamente pelos objetos e pessoas presentes nesse espaço. Atualmente, este tipo de aquecedores são instalados em apartamentos e casas particulares. Para avaliar se este tipo de aquecimento é adequado para uma determinada casa, deve ter-se em consideração que quanto mais lotada estiver a divisão em que será instalado, melhor será a distribuição do calor através da radiação de raios infravermelhos. Existem móveis, principalmente os feitos de materiais naturais como madeira, linho e vime, que são tão bons recetores e transmissores de radiação como o próprio corpo humano, contribuindo indiretamente para o aquecimento dos espaços. Dentre os espaços onde este tipo de aquecimento é mais indicado, podemos destacar aqueles que precisam de ser aquecidos durante um curto período de tempo, como é o caso das casas de banho. Mediante a irradiação do calor corporal diretamente para os elementos colocados no chão da divisão em questão, vai conseguir um aquecimento rápido da divisão. Quando sair da banheira depois de um banho rápido, o quarto de banho terá atingido uma temperatura tão confortável que poderá enfrentar o seu dia completamente relaxado. Nestes casos, os aquecedores por infravermelhos podem aplicar o seu nível máximo de eficiência e fornecer uma alternativa muito superior a um sistema de aquecimento central. Para decidir se um sistema de aquecimento por infravermelhos é adequado para a sua casa, vai precisar de considerar a sua tarifa da eletricidade, por isso é uma boa ideia fazer as suas próprias contas antes de tomar a decisão. Nalguns casos, a instalação deste tipo de sistema de aquecimento é muito conveniente quando estes radiadores são utilizados como complemento de outro tipo de sistema de aquecimento principal na divisão. Quando surgirem as temperaturas frias do inverno, vai ligar o aquecedor e quando chegarem os dias amenos da primavera, pode prescindir dele e desligá-lo durante o dia e ligá-lo novamente durante a noite.

Diferentes tipos de aquecedores por infravermelhos

Os aquecedores por infravermelhos são muito mais do que fontes práticas de calor, pois tornam-se verdadeiros elementos decorativos no seu lar. Temos, entre outros, modelos planos e em forma de painel que, graças ao seu acabamento esmaltado, podem ser utilizados como painel de anotações. Os aquecedores em forma de quadro podem ser instalados individualmente e os motivos alegres que apresentam tornam-nos perfeitos para instalação em salas de estar e quartos de crianças. Os modelos mais simples de vidro e incluindo os de espelho podem ser instalados de forma a ficarem visíveis, integrados na decoração da sua casa, ou pode, se preferir, colocá-los de forma que fiquem escondidos e sejam apenas um elemento discreto entre os outros da divisão. São especialmente adequados para instalação em casas de banho ou corredores. Dentro destes modelos, um especialmente indicado para casas de banho é aquele que oferece a função de secador para as suas toalhas. Outras vantagens oferecidas por este tipo de aquecedores é o facto de que, quando a superfície do piso aquecer, vai deixar de sentir aquela sensação desagradável de frio nos pés. Além disso, são muito práticos para evitar que o espelho da casa de banho fique embaciado e para evitar a formação de mofo. Existem também modelos de aquecedores esféricos fixos, além de outros modelos móveis.

Conselhos para instalar um aquecedor por infravermelho

Existem diferentes modelos que oferecem diferentes desempenhos. O intervalo de potência da energia elétrica contratada dependerá das dimensões e do isolamento da sua casa. Com efeito, é recomendável não aquecer o ambiente com uma única fonte de calor de alto consumo, mas sim ter vários aquecedores de baixo consumo, para obter um resultado ideal. Deve certificar-se de que a sua casa está bem isolada, efetuar a limpeza necessária e escolher uma cor adequada para garantir um funcionamento eficiente do seu aquecedor. Os materiais transparentes ajudam a irradiar calor nas paredes. Se pretender instalar um dos nossos aquecedores como piso radiante, deve certificar-se de que escolhe um bom material de transmissão para o piso.

Os aquecedores por infravermelhos são de baixo consumo e altamente eficientes

Este sistema de aquecimento por infravermelhos oferece muitas vantagens sobre os sistemas convencionais de aquecimento a óleo ou a gasóleo. É uma opção altamente recomendada para quem tem casa própria, pois em pouco tempo vai poder amortizar o investimento em novos aparelhos, graças ao baixo consumo deste tipo de radiadores. Mas também quem mora numa casa arrendada pode beneficiar das suas vantagens se o utilizar como fonte de calor adicional ao sistema de aquecimento principal instalado em casa.